NOSSOS SERVIÇOS

CONTABILIDADE
PARA PESSOA FÍSICA

SERVIÇOS

Como funciona a Contabilidade para PF?

O imposto de renda é um tributo obrigatório cobrado em vários países, sendo a principal fonte de arrecadação no Brasil. Trata-se do pagamento de uma porcentagem da renda ao governo.

Todos os anos a Receita Federal exige o envio da declaração de imposto de renda de todos os contribuintes do país que ganham a partir de determinado valor estipulado.

Os contribuintes que não apresentarem a declaração do IRPF até o prazo estipulado estarão sujeitos à multa.

A declaração do IR deve destacar todos os ganhos referentes ao ano anterior. A Receita Federal analisa essas declarações para verificar se houve alguma inconsistência ou irregularidade no pagamento de tributos.

As regras da Receita Federal com relação à obrigatoriedade pode mudar todos os anos, por isso é importante ter a consultoria de um contador especializado e atualizado sobre as mudanças para que você permaneça dentro da lei.

A arrecadação do imposto de renda tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do país, sustentando a administração pública em diferentes frentes e apoiando projetos para a área da Saúde, Educação, Meio ambiente, Segurança Pública, dentre outras áreas.

Durante o reajuste da declaração, o contribuinte pode receber uma quantia de restituição dos impostos pagos durante o ano. Nesse processo, a Receita Federal deve informar se cada contribuinte possui crédito ou não. Em caso afirmativo, o valor cai direto na sua conta corrente até o final do ano.

Há casos em que a Receita Federal pode identificar inconsistências ou que você contribuiu menos do que deveria e, portanto, deverá acertar as contas para não cair na chamada “malha fina”, que se refere a uma verificação minuciosa e detalhada das suas finanças.

A malha fina pode ocorrer por erro de preenchimento da declaração, omissão de informações financeiras ou contradição de informações do contribuinte em comparação com os dados enviados pelas instituições financeiras.

A Exatas Contabilidade possui uma equipe competente e com larga experiência para garantir que sua declaração esteja dentro das exigências e com informações precisas.